Soluções alternativas para clarear os dentes. Será que funcionam?

A preocupação com a aparência estética nos dias de hoje é cada vez maior e estar com os dentes claros é parte importante para a estética facial no geral. Junto com essa maior preocupação estética e a difusão mais rápida de informações e acesso, o que não faltam hoje são vídeos e tutoriais na internet de como fazer tratamentos alternativos com ingredientes “naturais”.

Seja por não querer ir ao dentista, ou por questões financeiras, ou por preferir utilizar produtos considerados orgânicos e sustentáveis; inúmeros são os motivos para as pessoas procurarem na internet formas alternativas para clarear os dentes. Mas o que podemos dizer aqui é que esses produtos caseiros NÃO FUNCIONAM, e vamos te explicar os motivos.

Uso de pastas (ou pó) de carvão ativado

São os mais divulgados por blogueiros nas mídias sociais, e tem o apelo de clarear os dentes de forma natural e eficaz, contudo, é comprovado cientificamente que esses tipos de pastas não têm capacidade de clarear os dentes. O que pode ocorrer é a remoção de manchas superficiais devido a maior capacidade de abrasão desses produtos. Além de NÃO ter a capacidade de clarear os dentes, esses tipos de produtos podem causar outros problemas como:

– O uso de carvão ativado pode causar pigmentação permanente da gengiva;

– Pode provocar manchamento das restaurações existentes, causando o efeito contrário ao desejado;

– A maior abrasividade pode causar desgaste dental com o uso contínuo;

– Aumenta o risco de desenvolver cárie, pois não contêm flúor (o flúor tem papel importantíssimo na prevenção da doença cárie)

Solução caseira de bicarbonato de sódio com limão

Se existe combinação mais bombástica do que essa para o dente, desconheço. Essa é a receita caseira para a destruição do seu dente, e isso não é um exagero.

É verdade que o dente fica branco, mas cuidado, pois essa coloração branca que o dente fica NÃO é de clareamento, é de desmineralização por erosão ácida, resultando em DESGASTE do dente!

Quando você escova ou esfrega o bicarbonato de sódio junto com o limão no dente, o limão, por ser uma substância ácida, causa um “amolecimento” superficial do dente, e o bicarbonato atua como abrasivo fazendo com que toda a superfície “amolecida” do dente seja removida. Ou seja, quando você usa tal técnica, você está DESGASTANDO UMA PARTE DO SEU DENTE.

A aparência esbranquiçada dá-se pelo contato do dente com a substância ácida, mas isso não é clareamento pois após alguns minutos o dente retorna à sua coloração habitual.

Os problemas resultantes do uso dessa solução são:

– Desgaste dental considerável, que é irreversível;

– Sensibilidade nos dentes decorrente desse desgaste

O que podemos concluir é que não há receitas caseiras ou milagrosas para clarear os dentes. As manchas superficiais que se depositam sobre os dentes são facilmente removidas com a higienização bucal adequada e nas sessões de profilaxia realizadas periodicamente em consultório odontológico. Contudo, somente um profissional capacitado poderá realizar o clareamento dental de forma SEGURA e EFICAZ para os seus dentes!

Referências Bibliográficas

Brooks JK, et al. Charcoal and charcoal-based dentifrices. JADA. 2017;148(9):661-670. DOI 10.1016/j.adaj.2017.05.001

Greenwall LH, et al. Charcoal-containing dentrifices. Br Dent J. 2019;226(9):697-700. DOI 10.1038/s41415-019-0232-8

Franco MC, et al. The effect of a charcoal-based powder for enamel dental bleaching. Oper Dent. DOI 10.2341/19-122-L