Endodontia

Endodontia

É a especialidade da odontologia que trata as doenças da polpa dental (canal) e da região que fica em volta da raiz do dente (periápice). O tratamento endodôntico é mais conhecido como tratamento de canal.

Quando fazer o tratamento endodôntico?

A polpa dental é a camada mais interna do dente e é composta por vasos sanguíneos, células e fibras nervosas. Quando essa região é contaminada, por exemplo, por cárie, a polpa fica inflamada e por isso o paciente pode sentir dor de dente. Com esse quadro de inflamação mais avançada, as células da polpa vão morrendo (necrosando).

O tratamento endodôntico pode ser iniciado no quadro mais agudo, para aliviar a dor, ou no quadro de necrose pulpar. Quando a polpa está morta, o dente não dói, mas é importante fazer o tratamento para limpar o canal, retirando as células mortas e bactérias.

Às vezes a indicação do tratamento de canal se dá por meio de um achado radiográfico. Quando fazemos radiografias periódicas, podemos visualizar uma lesão na ponta da raiz do dente. Essa lesão indica que há um foco de infecção naquele dente e somente o tratamento de canal pode tratar essa infecção localizada.

Quanto tempo demora para fazer esse tratamento?

Hoje com emprego de equipamentos mais modernos, como instrumental rotatório, localizador apical e raio-x digital; o tratamento fica muito mais confortável e rápido, com isso conseguimos tratar a maioria dos casos em apenas 1 consulta! Casos que apresentem quadro de infecção maiores podem precisar de mais algumas consultas para a finalização.

Marque agora sua consulta!

ou envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, comentários ou sugestões

CRO: 10.352

Nossos Contatos
Telefone: (11) 2451-8894
WhatsApp: (11) 98143-0150

Endereço

Rua Marcelino Petito, 37
Vila Carioca
Guarulhos – SP
CEP: 07083-010

Ver no Mapa

Copyright © Moretti Odontologia 2020
powered by clinicUp

Abrir chat
1
Olá. Podemos te ajudar?