Periodontia

Periodontia

É a especialidade da odontologia que trata as doenças gengivais e das estruturas de sustentação dos dentes.

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. A doença periodontal é provocada, principalmente pela placa bacteriana, que é composta por resíduos alimentares e bactérias. A placa bacteriana é responsável pela inflamação da gengiva e do periodonto (estrutura que sustenta os dentes: osso alveolar, ligamento periodontal e cemento). A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente.

Quando acumulada por um longo período, a placa bacteriana pode endurecer pela deposição de sais minerais da saliva, originando o cálculo dental, popularmente conhecido com tártaro, que também contribui para a inflamação gengival e, progressivamente, para as doenças periodontais. Uma vez estabelecida a inflamação, pode ocorrer sangramento gengival, mau hálito e mobilidade dos dentes, podendo chegar até à perda dos mesmos.

O tratamento periodontal é importante pois diminui a quantidade de bactérias presentes na boca e consiste na remoção do tártaro, polimento da estrutura dental para diminuir a adesão de bactérias no dente e orientação de higienização bucal para a melhor remoção da placa bacteriana e evitar que a doença progrida.

Quais os estágios da doença periodontal?

Os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada.

  • Gengivite: é o quadro de inflamação na gengiva
  • Periodontite: é quando essa inflamação atinge também o osso, podendo causar alguma perda óssea, que é a diminuição da base estrutural onde o dente fica fixado
  • Periodontite Avançada: é quando já tem um quadro de perda óssea maior, causando mobilidade do dente que pode chegar a ponto da sustentação do dente ficar comprometida

Como sei que a gengiva está inflamada?

Evolução da doença periodontal

O principal sinal de inflamação gengival é o sangramento, mas outros sinais também são gengiva mais avermelhada, mais sensível e mais inchada. Caso perceba alguns desses sinais, é indicado agendar uma consulta com o dentista para uma limpeza periódica, que vai remover os fatores que estão causando essa inflamação e será orientado de como manter uma boa higienização bucal em casa.

Marque agora sua consulta!

ou envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, comentários ou sugestões

CRO: 10.352

Nossos Contatos
Telefone: (11) 2451-8894
WhatsApp: (11) 98143-0150

Endereço

Rua Marcelino Petito, 37
Vila Carioca
Guarulhos – SP
CEP: 07083-010

Ver no Mapa

Copyright © Moretti Odontologia 2020
powered by clinicUp

Abrir chat
1
Olá. Podemos te ajudar?