Só quem sente sensibilidade nos dentes sabe como é. Dificuldade para escovar os dentes, evitar ingerir alimentos ou bebidas geladas ou não conseguir comer algum alimento que goste por receio da sensibilidade. Muitas pessoas acham que essa é uma condição normal, pois é suportável, mas isso pode afetar sua qualidade de vida! Por esse motivo o ideal é que procure um cirurgião-dentista pois é possível tratar essa sensibilidade.
Uma dor ou sensibilidade nos dentes pode ter muitas origens, como por exemplo: cárie, problemas relacionados com o canal do dente, restaurações infiltradas ou quebradas, trincas no dente, ou hipersensibilidade dentinária. Por isso é importante que um profissional faça um exame clínico bucal para investigar a origem dessa sensibilidade e tratá-la corretamente.
A hipersensibilidade dentinária é uma condição muito comum nos dias atuais e sua origem tem relação com o estilo de vida e os hábitos das pessoas. É percebida como uma dor aguda e de curta duração, que não está relacionada com a doença cárie!
Essa hipersensibilidade é normalmente provocada por algum estímulo como:
- Contato com alimentos ou líquido frios ou quentes
- Substâncias doces
- Substâncias ácidas
- Contato com a escova dental
A hipersensibilidade está relacionada com a exposição de uma camada intermediária do dente, chamada dentina. Quando a dentina fica exposta, qualquer estímulo que entra em contato com essa região é percebido como dor.
A exposição da dentina pode ocorrer pela Recessão Gengival ou Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC).
A Recessão Gengival é quando a gengiva abaixa, expondo parte da raiz do dente. Por isso os dentes podem parecer mais longos. O que pode causar a recessão gengival é/ são:
– hábitos de higienização bucal deficiente
– traumatismo oclusal (mordida)
– dentes mal posicionados
– doença periodontal
Já as Lesões Cervicais Não Cariosas, são áreas de desgaste dental localizadas na região cervical do dente, que fica próximo à gengiva, normalmente em regiões onde já houve a recessão gengival. São vários os fatores que causam esse desgaste dental e normalmente são vários desses fatores associados que resultam nas LCNC, como por exemplo:
– dentes mal posicionados
– hábitos parafuncionais como o bruxismo e o apertamento dental
– consumo excessivo de alimentos ou bebidas ácidas
– refluxo gastroesofágico
– escovação dental excessiva e com muita força
– utilização de escova dental com cerdas duras
– pastas de dente muito abrasivas
Conhecer e identificar esses fatores são de extrema importância para que o cirurgião-dentista planeje o seu tratamento da melhor forma possível, com o objetivo de melhorar a sua sensibilidade e evitar que o quadro da recessão gengival e desgaste dental piorem.